Pode ser que alguma vez tenha acontecido com você de aplicar a base de maquiagem e, apesar de se tratar de um acabamento realmente bonito, perceber que não se vê favorecida e longe de alcançar a pele perfeita.
Isso costuma acontecer porque, além de se aproximar ao máximo do nosso tom de pele, também devemos levar em conta a cor do cabelo. Chocante, né? Mas faz sentido…
Daí que, na hora de buscar uma base, seja de suma importância considerar esses aspectos, para que o tom se funda imediatamente com a pele e não se saiba onde começa a base e onde começa a sua pele. Mas como dizíamos, levar em conta a cor do cabelo fará uma grande diferença no resultado final.
Segundo explicava a maquiadora Beatriz Iglesias à publicação Telva, "a chave está em realçar o que você já tem, tez, subtom e contraste, em vez de cobri-lo". Sem dúvida é a melhor forma para que a pele fique natural e todo o conjunto combine perfeitamente. Veja como escolher a base certa!
As mulheres de cabelo loiro, em geral, também costumam ter a pele clara, e o que se busca com a maquiagem é que todo o conjunto não fique tão "pálido", por isso é preciso tentar equilibrar.
"Em termos gerais, os tons de base ideais costumam ser neutros, bege claro ou marfim para uniformizar a pele pálida, frequentemente com subtons frios", explica Iglesias.
Mas se o loiro for mais quente, como os dourados, mel ou caramelo, "funcionam melhor subtons dourados, bronze ou pêssego que realçam o conjunto".
Além disso, a maquiadora lembra que a melhor aposta são "as fórmulas leves, BB creams ou bases hidratantes que evitam pesar em uma pele que frequentemente é fina", acrescenta Beatriz.
A tudo isso também podemos somar a importância da aplicação da base, e a melhor forma para que o resultado seja fresco e não marque rugas é aplicar muito pouco produto e trabalhar a base com a esponja.
Quanto ao corretivo, não temos nenhuma dúvida de que é um grande aliado para cobrir pequenas imperfeições e refrescar o olhar. "Para olheiras azuis ou roxas funcionam os tons pêssego ou salmão, enquanto um corretivo iluminador mais claro traz luz ao contorno", diz a maquiadora.
É difícil não mencionar a base Easy Blur da Huda Beauty, seus tons são muito naturais e seu acabamento é precioso.
Trata-se de uma base fluida que cobre muito bem e ao mesmo tempo é capaz de deixar um aspecto muito natural. Contém niacinamida que alisa a textura e sílica que reduz os poros Infelizmente a marca ainda não vende no Brasil, mas é possível achar em sites de importadoras.
Nesse caso, as mulheres de cabelo escuro podem apostar em tonalidades mais intensas sem que o resultado seja artificial. "A base ideal é a que realça a tez com tons quentes ou neutros que combinem com subtons oliva", explica Iglesias. As CC creams, as bases leves e "um toque de bronzer ou pós finais ajudam a exaltar a beleza natural".
Para o corretivo, "os tons pêssego ou laranja neutralizam olheiras azuladas em peles oliva ou mais escuras, enquanto as imperfeições são corrigidas melhor com um produto do mesmo tom da pele", aponta a especialista.
Para um acabamento como segunda pele, as fórmulas sérum são ideais. A Nude Couture Triple Moisture Serum da Carolina Herrera oferece cobertura e hidratação, deixa um acabamento saudável e luminoso. Contém manteiga de karité, pantenol e glicerina. No site da marca ela está custando a bagatela de R$ 449,00
As mulheres que têm o cabelo ruivo também costumam ter a pele muito clara, aqui o que se busca "é uniformizar a tez, frequentemente muito clara, e realçar as sardas, não escondê-las".
Em casos de vermelhidão, a especialista recomenda como primeiro passo neutralizá-la, para isso "o corretivo verde é indispensável em couperose ou áreas avermelhadas". O passo seguinte seria a base e, para essas peles, recomenda bases leves em tons marfim ou bege dourado, evitando os tons rosados para que a pele continue luminosa.
As olheiras serão muito bem camufladas com tons pêssego ou damasco, e a especialista ressalta a importância de que "bases muito cobertas podem apagar a pele e esconder as sardas". E, na verdade, isso é algo que não queremos que aconteça de forma alguma, porque uma pele fresca e com sardas é simplesmente adorável.
Em qualquer caso, a maquiadora deixa bem claro que "a maquiagem não são normas fixas, mas guias para potencializar o equilíbrio visual". São conselhos que, em termos gerais, vão funcionar muito bem e vão permitir realçar a beleza natural em todo o seu conjunto.
Outra base com acabamento natural e perfeita para dar um plus à pele é a Revitalessence Skin Glow Shiseido, já que oferece maquiagem e cuidado.
Ela tem efeito segunda pele, diminui os poros e proporciona hidratação duradoura. Contém prebióticos que fortalecem as bactérias boas da pele e niacinamida. No site da Sephora, seu preço está R$ 409,00. Gostou da dica?